Skip to main content

Buscando maior segurança dos pacientes e profissionais envolvidos nos centros de materiais e esterilização (CME), desenvolvemos uma tecnologia capaz de fornecer água ultrapura de excelente qualidade a todos os equipamentos e que atende aos padrões exigidos pela RDC 15, AAMI TIR 34 e farmacopeia 6ª edição. Assim, todos os materiais esterilizados são totalmente isentos de qualquer material orgânico, metais pesados e endotoxinas.

Economia de água

Economia de energia elétrica

Economia de manutenção

Pesquisa e inovação em território nacional

É pensando nisso que a Allca vem há anos pesquisando e trabalhando para apresentar soluções viáveis e eficientes no tratamento e reaproveitamento de água em ambientes hospitalares. O método mais eficaz que apresentamos e vem sendo utilizado como referência em eficiência é por osmose reversa.

A osmose é um processo natural onde um solvente flui, através de uma membrana semipermeável, de uma solução menos concentrada para a mais concentrada até um ponto que a pressão osmótica no lado mais concentrado passa a impedir o fluxo. No processo de osmose reversa o próprio nome explica o que ocorre. Aplica-se na solução mais concentrada uma pressão maior que a osmótica fazendo com que a água com baixa solução salina seja retirada.

A Allca desenvolve produtos que pensam em linhas econômicas, sustentáveis e seguras. Os equipamentos entregam, ao processo final, água a nível CME (Central de Material e Esterilização). Este é um fator de extrema relevância no processo de higienização para evitar a disseminação de fungos, bactérias e vírus.

No fim das contas todos ganham: mais segurança para pacientes e toda equipe que interage com o ambiente hospitalar, além de mais água limpa, tratada e potável para o mundo.

O futuro está na indústria?

O consumo elevado acende um sinal de alerta para todos nós sobre o nosso futuro. O setor industrial é responsável por aproximadamente 19% do consumo total de água no Brasil. E boa parte desta água pode voltar a ser potável apenas com um tratamento adequado.

Existem algumas formas de tratamento já conhecidas, mas que não são eficazes em todas as situações. O filtro para remover algumas impurezas presentes na água que vem através dos encanamentos até sua casa, possivelmente não seria tão eficiente na contenção de impurezas encontradas na água descartada por indústrias e hospitais, por exemplo.

Curiosidades

Você já parou para pensar sobre a importância do correto tratamento de água? Vamos começar pelo início: a água é certamente o bem natural mais relevante da humanidade. É a base de todos os seres biológicos e ocupa cerca de 70% da superfície do nosso planeta. Apesar de tamanha abundância, apenas uma pequena parte desta água é própria para o consumo. Estima-se que menos de 1% seja potável. A maior parte da água no planeta é salgada e boa parte dela também se concentra em geleiras nos polos.

O consumo desenfreado e irresponsável da água potável ao longo do último século tornou real boa parte das previsões que desenham, ano após ano, um cenário caótico ainda nesta geração. Desde o início dos anos 2000, cientistas já apontavam que a falta de água poderia atingir 25% da população mundial até 2030.

No Brasil temos uma das maiores reservas hídricas do planeta. Estima-se que em nosso território estejam cerca de 12% das águas doces disponíveis para consumo do homem. A região norte, com 7% da população, acumula a maior parte dessas reservas, aproximadamente 68%. A conta é tão otimista para outras regiões do país, como a sudeste com 43% da população brasileira e penas 6% da água doce de nosso território.

Abrir chat
Como podemos te ajudar?
Olá, seja bem-vindo a Allca. Deixe sua mensagem que logo te retornamos.